quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O vôo da águia

"A águia é a única ave que chega a viver 70 anos. Mas para isso acontecer, por volta dos 40, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.

Nessa idade, suas unhas estão compridas e flexíveis. Não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. Seu bico, alongado e pontiagudo, curva-se. As asas, envelhecidas e pesadas em função da espessura das penas, apontam contra o peito. Voar já é difícil.

Nesse momento crucial de sua vida a águia tem duas alternativas: não fazer nada e morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que se estenderá por 150 dias.

A nossa águia decidiu enfrentar o desafio. Ela voa para o alto de uma montanha e recolhe-se em um ninho próximo a um paredão, onde não precisará voar. Aí, ela começa a bater com o bico na rocha até conseguir arrancá-lo. Depois, a águia espera nascer um novo bico, com o qual vai arrancar as velhas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só após cinco meses ela pode sair para o vôo de renovação e viver mais 30 anos."

---

2 comentários:

  1. Ótima lição a da águia para nós humanos... "Devemos sempre mudar, renovar, rejuvenescer a nós mesmos; se não, ficamos empedernidos." (Goethe)

    ResponderExcluir
  2. Vamos ao pai dos burros:

    Empedernido

    1. Que se empederniu, petrificou; que é ou ficou duro como pedra

    2. Fig. Que não se deixa comover ou convencer; que é ou se mostra insensível, inflexível, frio, duro (coração empedernido) [antôn.: Antôn.: sensível.]

    Pois é... Che podeia ter dito: "Hay que empedernecer, pero sin perder la ternura!" *rs

    ResponderExcluir