terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas para montar e conservar sua ToyArt

Bom, alguns dos problemas em montar esses “trecos de papel” são a falta de habilidade manual, uso de materiais inadequados e a baixa durabilidade.

Aqui vão algumas dicas valiosas.

 

1) Tipo de papel: Para dar firmeza e resistencia a quedas e a crianças e amigos sem noção da propria força, o papel tem que ser um daqueles mais grossinhos. Após vários testes e pesquisas, o melhor que encontrei foi o Vergê 180g/m², que pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, custa relativamente barato e pode ser utilizado em impressoras jato de tinta comuns. Ah, todas as ToyArts disponíveis nesse Blog estão dimensionadas para o tamanho A4.

papel-verge[3]

 

2) Paciência e sutileza: “Paciência é uma virtude”, já dizia o grande mestre Pai Mei… As linhas de encaixe (normalmente destacadas na cor branca) devem ser cortadas com estilete. O restante fica a seu critério, eu costumo usar uma tesoura média com ponta. Importante também marcar bem as dobras antes de encaixa-las. Tenho usado também um pouquinho de cola branca (embora não seja necessário), mas ajuda a deixar a ToyArt mais firme.

 

3) Durabilidade: Eu moro numa cidade bem úmida, o que acaba com a vida útil de qualquer coisa feita de papel… Os raios UV (luz do Sol) também ajudar a zuar com a coisa toda, desbotando os lindos trabalhos…

Como solução, aplicar uma camada de verniz spray ajuda pra caramba. Esse produto deixa uma fina pelicula transparente e é normalmente usado em pinturas em tela, fotos, layouts e trabalhos artesanais em geral.

Acrilfix101010__1111__1801213_2[5]

 

Pra finalizar, segue um video (em inglês), com um menininho montando um boneco do Lego StarWars, pra vcs verem como é fácil a bagaça.  :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário